Energia sustentável é o termo utilizado para a forma de usar a energia elétrica de uma maneira que “atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”.

As necessidades mundiais de eletricidade atuais tais como: aquecimento, refrigeração e energia para transporte de maneira sustentável é amplamente considerado um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta. Em termos globais, aproximadamente um bilhão de pessoas não têm acesso à eletricidade e cerca de três bilhões de pessoas dependem de combustíveis com fumaça, como madeira, carvão ou esterco de animal para cozinhar. Esses combustíveis fósseis são os principais contribuintes para a poluição atmosférica. A produção e o consumo de energia oriunda dessas fontes fósseis emitem mais de 70% das emissões de gases do efeito estufa, um problema difícil de tratar em grande escala.

Energia sustentável x Energia Renovável

O termo “energia sustentável” é frequentemente usado de forma intercambiável com o termo “energia renovável”. Em geral, fontes de energia renováveis, como energia solar, eólica e hidrelétrica, são amplamente consideradas sustentáveis. Veja exemplos de energias sustentáveis:

Energia SustentávelPrincipais fontes de energia sustentável

    • Energia hidroelétrica;
    • Energia solar;
    • Energia eólica;
    • Energia das ondas;
    • Energia geotérmica;
    • Bioenergia;
    • Energia das marés;
    • e também as tecnologias destinadas a melhorar a eficiência energética.

Não é preciso pensar muito sobre a utilização da energia sustentável no Brasil para conhecer seus diversos benefícios, como a preservação do meio ambiente, economia nas tarifas de luz e facilidade de recursos naturais no país, por exemplo. Por isso, seu aproveitamento vem sendo cada vez mais favorável, tanto para uso individual quanto conjunto em estabelecimentos comerciais e indústrias. 

Não somente a energia solar pode ser considerada sustentável, mas as demais como eólica, solar, hidrelétrica e biomassa oferecem benefícios substanciais para nosso clima, nossa saúde e nossa economia. Abaixo falaremos mais sobre esses pontos:

    • Pouca ou nenhuma emissão de gases tóxicos e de aquecimento global;
    • Uma fonte de energia enorme e renovável;
    • Autoprodução: a independência energética;
    •  Uma rede de energia mais confiável e segura.

Utilizar tipos de energia limpa, como a solar, significa pensar  no futuro e contribuir para que, em longo prazo, os índices de poluição e espalhamento dos gases de efeito estufa diminuam e não afetem tanto a nossa atmosfera. 

A sustentabilidade possui um papel muito importante não somente como fator principal na geração de energia limpa, como também em questões sociais, econômicas e ambientais. Sendo assim, além de contribuírem para a diminuição dos impactos ao meio ambiente, as fontes renováveis auxiliam na economia das contas de luz em até 95%, por isso é um tema tão discutido na atualidade.

Com o crescimento populacional no meio urbano e rural vem também uma maior utilização de energia convencional, o que significa uma emissão maior de poluentes. Portanto, o aproveitamento de recursos renováveis é essencial para a manutenção do planeta de modo sustentável, garantindo um futuro com segurança energética para nossos familiares.

Nesse sentido, o Mercado Livre de Energia tem estimulado e incentivado projetos de geração de energia renovável, por esse motivo tem sido o principal responsável pelo crescimento na matriz energética. A participação das fontes renováveis na composição da matriz energética brasileira vem ganhando força e se mostrando uma importante ferramenta para a expansão e segurança do setor elétrico brasileiro. O grande incentivo trazido pelo Mercado Livre de Energia às energias renováveis está nas tarifas de distribuição que recebem descontos de até 100% em suas aplicações

Quer saber mais como você pode economizar custos com energia elétrica e ainda trazer sustentabilidade para a sua empresa? Aqui na Mercatto estamos prontos para te detalhar todo o processo, assessorar na migração do mercado cativo para o Mercado Livre de Energia, além de prestar consultoria com nosso time experiente e pronto a te mostrar as melhores opções para o seu negócio.