O mercado livre de energia é um modelo novo e por isso pode trazer inúmeras dúvidas sobre o serviço. Por isso, vamos explicar quais são as vantagens que sua empresa encontra ao migrar para o Ambiente de Contratação Livre de Energia.

Uma das principais dúvidas é se você pode ficar sem o fornecimento de energia elétrica. O fornecimento de energia é garantido pela distribuidora, assim como no mercado cativo. Dessa forma, o risco de faltar é quase nulo, exceto em casos de apagão ou racionamento de energia. No entanto, nessas condições, o mercado cativo e o mercado livre são afetados igualmente, já que o fornecimento de energia não depende do local de contratação do cliente.

Como já dissemos aqui, no mercado livre você pode negociar o fornecedor, período, quantidade e preço da energia contratada. Isso difere da energia cativa, na qual você precisa seguir a todas as tarifas reguladas pelo governo. Para evitar problemas de desperdício ou penalidades durante a contratação, é muito importante que o consumidor escolha uma empresa que ofereça gestão especializada e adequada que seja capaz de contratar energia proporcional a quanto se irá consumir. No entanto, esse risco pode ser totalmente eliminado da sua lista, visto que as empresas que fornecem energia livre contam com profissionais especialmente qualificados para o serviço.

Se os riscos são pequenos, por que nem todas as empresas entram para o mercado livre de energia?

Aí é que conhecemos as desvantagens do mercado livre. Por ser um sistema mais complexo que o habitual, muitas empresas têm dúvidas sobre o funcionamento e acham que o mercado não é vantajoso para diminuir os gastos da organização. Sem falar que, para migrar, sua empresa precisa atender alguns requisitos básicos.

É por esse motivo que ressaltamos que uma consultoria especializada é importante antes, durante e após migração para orientar o cliente de todas as possibilidades, bem como do passo a passo para obter o melhor resultado possível.

Entender o mercado e como ele pode gerar economia para sua empresa é o ponto inicial para a migração. Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente que podemos esclarecer!