O Mercado Livre de energia surgiu com a finalidade de abrir o mercado para a venda e compra de energia elétrica proporcionando a livre escolha de mercado ao consumidor. Sabemos que a energia elétrica é a base para o funcionamento de diversos setores do país, e sabe-se que alguns ramos acabam gastando mais energia do que outros. Agora que sabemos mais sobre o mercado de energia elétrica no Brasil, vamos conhecer o ranking dos 10 maiores consumidores de energia no país.

Indústria de automóveis

A indústria, de forma geral, é o setor que mais consome energia elétrica no Brasil — e dentre esses, a indústria automobilística é um dos setores com maior demanda de energia elétrica. A energia, portanto, é um dos principais insumos e custos da indústria automobilística. Nesse contexto, é necessário que as fabricantes de automóveis e empresas de energia sejam aliadas na busca por uma consultoria de energia para atingir a redução do consumo e do custo energético, bem como no desenvolvimento de soluções personalizadas de gestão, descarbonização e melhor aproveitamento de energia.

Rede Hospitalar

É evidente a importância da energia elétrica para essa atividade, ainda mais em tempos de pandemia, como são os atuais. Na área da saúde, são utilizadas modernas máquinas que, muitas vezes, funcionam ininterruptamente, o que consome uma quantidade considerável de energia. Além disso, a necessidade de eletricidade constante é tanta que, se não houver a entrada imediata de geradores após uma queda energética, o tratamento de vários pacientes é interrompido, por essa razão vários estados são obrigados, por lei, a possuírem a um gerador em seu estabelecimento.

Shopping centers

Grandes setores comerciais, como shopping centers, são outros grandes consumidores de energia do país. Além do gasto considerável com iluminação, outra grande parte da eletricidade é utilizada na manutenção do sistema de ar condicionado, que permanece ligado por muitas horas seguidas. Uma alternativa para gerar energia de forma mais sustentável em shoppings centers, tem sido a utilização de energia oriundas de fontes renováveis, tais como energia solar, energia eólica, energia da biomassa, etc.

Construção civil

Empresas de construção civil necessitam de quantidades significativas de energia para manterem seu funcionamento. É preciso energia para extração de material, transporte e produção de muitas matérias-primas, como cimento e aço. Porém, as etapas referentes à construção e demolição de edifícios acabam sendo as fases que demandam maior potencial energético.

Metalúrgicas

A indústria metalúrgica também é um dos setores da indústria que mais consome energia no Brasil. Assim como em outros casos industriais, o maquinário de peso, essencial para a produção, explica o grande consumo energético. Esses equipamentos são os mais diversos, usados para diferentes funções, desde a produção, modelagem e fundição de materiais.

Indústria de plástico

Na indústria fabricante de plástico existe um maquinário pesado que explica o gasto energético. Elas cumprem diversas funções, mas o equipamento necessário no processo de resfriamento e modulação do material é um dos mais importantes. Sendo parte desse processo realizado por meio de máquinas potentes, e muitas vezes já num processo todo automatizado.

Rede Hoteleira

O setor hoteleiro, que conta com hotéis e pousadas em todo o país também tem a energia como um de seus maiores gastos de infraestrutura.  A explicação para isso se dá já que esses locais precisam de eletrônicos funcionando ao longo de todo dia para atender aos hóspedes da melhor forma. Dentre eles estão equipamentos de refrigeração, aquecedores, elevadores, iluminação, chuveiros, televisores, máquinas da cozinha, etc.

Supermercados

Grande iluminação, auto-falantes, sistema de segurança complexo e aparelhos de caixa, uma das demandas energéticas mais importantes de um supermercado com certeza é a refrigeração e climatização do ambiente, e geralmente são grandes espaços.

Agricultura

A agricultura é um setor de grande consumo de energia, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Para além da produção em si, outros fatores, como o cultivo, transporte e distribuição são responsáveis também por intensificarem o consumo de energia desse ramo, que é majoritariamente provinda de combustíveis fósseis em diversos países do mundo.

Setor de alimentos

Assim como nos supermercados, comércios do setor de alimentos, como restaurantes e bares consomem bastante energia para a manutenção da refrigeração, aclimatação do ambiente.

A Mercatto Energia é uma empresa especializada no mercado livre de energia elétrica, comercializando energia, prestando consultoria, oferecendo soluções energéticas e muito mais. Temos as melhores soluções para a redução de custos de energia elétrica para sua indústria ou empresa.

Temos um time de especialistas em consultoria de energia. Estamos prontos e aptos para encontrar a melhor solução para impulsionar o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo.