A transmissão remota de dados em tempo real se tornou possível por meio da telemetria, que é comumente utilizada em veículos, para rastreamento, mas foi adaptada de forma inteligente para diversos ramos.

A seguir, trouxemos algumas informações sobre como funciona o sistema de telemetria em energia, equipamentos necessários e outros entendimentos pertinentes.

Siga a leitura deste artigo e entenda mais.

Telemetria de energia

No caso da energia, a telemetria possibilita o monitoramento do consumo de energia elétrica em diferentes ambientes, sendo extremamente útil para indústrias, instalações comerciais e até mesmo residências.

Tal recurso facilita compreender maneiras de consumir de forma mais eficiente e possibilita adaptar operações, a fim de melhorar o desempenho de setores e identificar anormalidades que possam estar ocorrendo.

Como é realizada a energia em telemetria de energia

Para a medição, é necessário um equipamento que, com um conjunto de sistemas fotovoltaicos, determina características sobre o consumo e a geração de energia elétrica.

Para clientes que fazem uso de energia solar, por exemplo, esse sistema permite mais confiabilidade acerca dos dados, mas pode ser utilizado em indústrias e residências em geral.

Vantagens da telemetria de energia

Dentre as diversas vantagens, um sistema de telemetria de energia permite ao consumidor controle dos seguintes dados:

• Corrente;
• Fator de potência;
• Energia ativa e reativa;
• Tensão;
• Consumo diário, mensal e anual.

Para isso, basta que os aparelhos estejam ligados por uma conexão à internet, em qualquer dispositivo: celular, computador e etc.

Ainda é possível emitir relatórios de consumo e receber notificações de anormalidades na operação.

Telemetria para acompanhar dados do fornecimento de energia no Mercado Livre de Energia

Consumidores cativos ainda possuem muitas dúvidas sobre a qualidade e a quantidade de energia que o Mercado Livre deste segmento oferece, além de seus benefícios.

Já os consumidores livres encontram na telemetria de energia a possibilidade de acompanhar os dados de recebimento e consumo de energia.

Essa tecnologia fornece a segurança que os mais cautelosos procuram ao contratar uma empresa fornecedora de energia livre e é uma ótima opção de análise e fornecimento de dados aos consumidores em geral.

No Mercado Livre de Energia, você encontra diversas fontes e consome energia limpa, renovável, garantindo o melhor custo-benefício.

Quer saber mais sobre as fontes de energia disponíveis? A Mercatto te ajuda!

Clique aqui e descubra novas possibilidades.