O Mercado Livre de Energia está em ascensão e já é uma opção para empresas e indústrias. Muito em breve, essa modalidade de consumo também será possível em residências.

A energia é responsável por altos números na relação de gastos de uma empresa. Pensando em promover economia e a possibilidade de escolher como e de quem comprar energia, surgiu o Mercado Livre de Energia.

O grande diferencial aqui é que, consumindo energia livre, você pode participar ativamente da negociação da energia que você utiliza, escolhendo seus fornecedores e trabalhando com contratos que atendem exatamente às necessidades do seu negócio.

O que é o Mercado Livre de Energia?

Nesse mercado, vendedores e compradores negociam a energia elétrica voluntariamente. Sendo assim, os consumidores podem contratar o fornecimento de energia diretamente com as geradoras e comercializadoras.

As condições da contratação da energia são negociadas entre si, o que é o oposto do tradicional mercado, que segue o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), no qual o consumo deve ser obrigatoriamente oriundo da área de concessão, sem a possibilidade de escolher o fornecedor.

No Mercado Livre de Energia é possível escolher o período de contratação, qual empresa será a fornecedora e o quanto se quer pagar pelo serviço. Ainda podem haver negociações flexíveis, de acordo com as suas necessidades.

Devido à competitividade entre geradores e comercializadores de energia, existe um grande aumento na eficiência dos serviços e, consequentemente, redução de preços. Além disso, quem contrata energia livre pode se organizar melhor financeiramente, pois não está sujeito à mudança de bandeira tarifária nem oscilações do mercado cativo.

A energia livre pode ser comprada por qualquer um no Brasil?

Existem regras para poder consumir energia livre no país. Sendo assim, o mercado livre possui dois tipos de consumidores: os livres e os especiais. Entenda como funciona:

Para ser um consumidor livre, a demanda de energia contratada, oriunda de qualquer fonte de geração de energia, deve ser de, no mínimo, 2.000 kW. Já o consumidor especial deve consumir energia igual ou maior que 500 kW e inferior a 2.500 kW, sendo ela oriunda de fontes especiais, como eólica e solar, por exemplo.

Este cenário de consumidor está prestes a mudar, pois já tramita um projeto de lei, prevendo que todos os consumidores poderão optar por consumir do mercado livre, independente da carga ou tensão utilizada.

Quais são as reais vantagens de consumir energia livre?

Escolha no processo de compra

Ao optar por consumir energia livre, você decide como será o processo de compra, podendo escolher os fornecedores e a fonte que atendem melhor a sua demanda.

Competitividade e flexibilidade

Devido à concorrência entre comercializadores e geradores de energia, este mercado é muito competitivo, gerando maior eficiência do serviço e maior poder de negociação no preço.

Além disso, a negociação ocorre entre as partes envolvidas, com contratos bilaterais onde os órgãos reguladores não interferem.

Custos previsíveis

Ao contratar energia livre é possível ter mais controle sobre seus custos, além de saber antecipadamente o valor da energia consumida.

Preço fixo em todos os horários, sem bandeiras tarifárias

No Mercado Livre, o preço da energia não varia conforme o horário de utilização e as bandeiras tarifárias não se aplicam aos contratos de energia livre.

Sustentabilidade

Por meio do Mercado Livre é possível consumir energia de fontes eólica, solar, biomassa, cogeração qualificada e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), ou seja, energia limpa.

Riscos ao optar pelo Mercado Livre de Energia

Os principais riscos neste mercado são a exposição às variações de preço de energia e a possibilidade de o volume ser inadequado para a necessidade de consumo do seu negócio.

Para não correr nenhum dos riscos citados, o ideal é que você tenha o acompanhamento de uma consultoria especializada no assunto. Essa consultoria certamente buscará a melhor forma de aproveitar todos os benefícios do Mercado Livre de Energia.

Se você procura por mais informações sobre o assunto e uma empresa séria para acompanhar o seu negócio nesse mercado, saiba que a Mercatto Energia pode ser a sua parceira ideal.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você e o seu negócio a consumir energia de forma mais sustentável e otimizar seus custos.