O Mercado Livre de Energia, também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), surgiu em 1995, com o objetivo de estimular a competitividade das empresas a partir da livre negociação de energia elétrica. Nesse ambiente é possível escolher livremente os fornecedores de energia elétrica e negociar volume, preço, prazo e indexação nos contratos de compra de energia.

Como comprar energia no Mercado Livre

No processo de contratação da energia, deve ser avaliado o melhor produto que atenderá a empresa considerando não somente o preço, mas também os prazos de fornecimento, as flexibilidades contratuais e a confiabilidade do fornecedor.

A negociação e elaboração do contrato de compra de energia é um processo que requer conhecimento do setor elétrico, tanto nos aspectos comerciais quanto regulatórios. Nós da Mercatto Energia somos especializados na prestação de serviços relacionados ao mercado livre de energia, contamos com uma equipe qualificada, e já temos longa experiência nesse mercado que é relativamente recente no Brasil. Para uma empresa que vai migrar para o mercado livre de energia também será necessário comunicar ou negociar com a distribuidora local o encerramento do contrato de fornecimento de energia e firmar contratos de uso e de conexão ao sistema de distribuição.

Papel da comercializadora de Energia no Mercado Livre

Os comercializadores de energia desenvolvem produtos e associam serviços ao produto energia, em um mercado cada vez mais competitivo, inovador e com foco nas necessidades de seus clientes.  De forma análoga a outros mercados de commodities, o mercado de comercialização de energia passa por um processo de modernização e sofisticação, importando e adaptando ferramentas já usadas em outros mercados.

Comercializadora de Energia ElétricaOs agentes comercializadores são parte fundamental para o funcionamento do mercado livre de energia elétrica. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), os importadores, exportadores e comercializadores de energia elétrica, além dos consumidores livres e dos consumidores especiais, são considerados agentes comercializadores de energia. As empresas comercializadoras compram energia por meio de contratos bilaterais no ambiente livre, podendo revender esta energia aos consumidores livres ou a outros comercializadores e distribuidores.

Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadoras de Energia (Abraceel), as comercializadoras viabilizam, com sua atividade, o preço de equilíbrio e dão racionalidade econômica ao “rateio” de sobras e déficits. Permitem o ajuste dos portfólios de compra e venda. Assumem o risco de crédito do consumidor e o risco de performance do produtor. Oferecem liquidez ao mercado, viabilizando a competição.

Como em qualquer mercado, os interesses de vendedores e compradores divergem. No mercado elétrico, os produtores querem vender por preços maiores e prazos mais longos, enquanto os consumidores buscam menores preços e volumes ajustáveis à sua demanda. Os produtores precisam de receita garantida para financiar obras de capital intensivo. Já os consumidores, que não tem a energia elétrica como seu negócio principal, preferem a garantia de melhores preços e flexibilidade de volume.

A Mercatto Energia existe para te mostrar as melhores opções para o fornecimento de energia de acordo com as demandas específicas do seu negócio, considerando as expectativas de cada empresa em curto, médio e longo prazo. Oferecemos a melhor opção para o seu fornecimento de energia, com redução de custos e maximização de eficiência. Tudo de forma personalizada e adaptada ao seu empreendimento.

Responsabilidades das comercializadoras de energia

Realizar estudos técnicos e de viabilidade para uma empresa que deseja migrar para o mercado livre de energia e na área comercial manter um estreito relacionamento com esse cliente. Estudar o mercado para leilões de energia, analisar o mercado e perceber como estão posicionados. Uma terceira responsabilidade seria a análise regulatória, já que a empresa de energia possui um contato grande com o governo. É na área comercial que realizamos a interface com os órgãos reguladores, câmaras de comercialização de energia e Ministério de Minas e Energia.

A Mercatto Energia é uma comercializadora de energia já com longa experiência no mercado livre. Nossa qualificada equipe possui um sólido conhecimento do setor elétrico, aliando as melhores práticas de gestão de energia e ferramentas desenvolvidas especialmente para o segmento. Atendemos ao mercado com produtos e soluções adequadas às necessidades específicas dos nossos clientes, atuando como uma opção segura de liquidez.

Nossa missão é a construção de relacionamentos transparentes e duradouros, que nos posicionem entre as melhores opções de negócios no mercado livre de energia do Brasil. Gostaria de saber como isso pode ser aplicado ao seu negócio? Entre em contato, solicite um estudo de viabilidade técnica conosco e garanta uma migração viável e vantajosa para sua empresa.