Sustentabilidade tem sido um dos temas mundialmente mais discutidos em fóruns e encontros internacionais. É definida como a característica de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência com o passar dos anos. Na prática, o desenvolvimento sustentável se refere a suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Falando em futuro, uma preocupação mundial é sobre como gerar energia de forma mais limpa, com o menor impacto ambiental possível e que permita uma rápida renovação/recuperação do meio ambiente. Um dos caminhos possíveis para isso é investir nas fontes energéticas limpas e renováveis — e pensar sobre isso é se preocupar com o tipo de planeta que queremos deixar para as próximas gerações. Para isso, várias alternativas de geração de energia a partir de recursos renováveis da natureza têm sido estudadas, desenvolvidas e aplicadas com sucesso. De fato, a energia proveniente de fontes renováveis é considerada como a “energia do futuro” que vai permitir que as gerações futuras utilizem os recursos e essas fontes energéticas não deixem resíduos que impactam negativamente o meio ambiente quando são utilizadas, como acontece com a queima de carvão, por exemplo, que gera CO2 em excesso.

Mas você deve estar se perguntando, o que são essas fontes de energia renováveis? Bem, elas são oriundas de recursos naturais considerados inesgotáveis e usados para geração de energia elétrica. Como já falamos no começo do texto, as fontes energéticas renováveis trazem diversas vantagens em seus usos, pois agridem minimamente ao meio ambiente, se comparamos às fontes convencionais de energia.

Energia do Futuro

Fontes Renováveis de Energia

Como já falamos anteriormente, as energias renováveis são aquelas que se regeneram espontaneamente na natureza. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são praticamente nulos.

Alguns exemplos de energias renováveis são:

    • Hidrelétrica – oriunda pela força da água dos rios;
    • Solar – obtida pelo calor e luz do sol;
    • Eólica – derivada da força dos ventos;
    • Geotérmica – provém do calor do interior da terra;
    • Biomassa – procedente de matérias orgânicas;
    • Mares e Oceanos – natural da força das ondas;

Energias oriundas de fontes renováveis têm despertado cada vez mais o interesse do Mercado Livre de Energia, fomentando esse tipo de geração de energia no Brasil e no resto do mundo.

O Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica em que os participantes podem negociar livremente as condições comerciais de compra e venda da energia. Além disso, também propicia a liberdade de escolha dos consumidores e estimula o desenvolvimento de energia limpa por meio de fontes renováveis, como as energias solar e eólica, por exemplo, diminuindo o impacto ao meio ambiente.

O tipo de energia contratada no Mercado Livre pode ser convencional ou incentivada. A energia incentivada foi estabelecida pelo Governo para estimular a expansão de geradores de fontes renováveis. O comprador desse tipo de energia recebe descontos que podem chegar até 100% da tarifa de uso do sistema de distribuição. Esse fomento financeiro do governo ajuda a cada vez mais aparecem interessados em produzir energia oriunda de fontes renováveis. Já a energia convencional é proveniente dos outros tipos de geradores, como usinas térmicas a gás ou grandes hidroelétricas. Esse tipo de energia não concede desconto na tarifa de uso do sistema de distribuição.

Diante do forte apelo ambiental pelo uso inteligente dos recursos e da busca pela sustentabilidade pensado a partir das próximas gerações, o investimento em energia renovável vem crescendo no Brasil e no mundo. Isso aumenta o interesse nos certificados de uso de energia limpa, uma forma de divulgar aos seus clientes e fornecedores o compromisso da sua empresa com a sustentabilidade do planeta. Obter um selo de produto/consumidor de energia limpa pode trazer vários benefícios ao seu negócio — o principal deles será a sua contribuição para a qualidade de vida de gerações futuras.

Por fim, vale destacar que o Brasil tem um enorme potencial energético de fontes renováveis. Além de o Mercado livre de energia estar incentivando o uso desse tipo de energia, por ser considerada limpa e causar menos danos ao meio ambiente, ainda tem a possibilidade de obter descontos nas tarifas de energia. Gostou de saber mais sobre o que são a fonte de energia no futuro? Entre em contato se ficou com alguma dúvida, ou se deseja trazer mais sustentabilidade para o seu negócio, podemos te guiar no processo e te apresentar as melhores opções para isso.