Por muitos anos temos utilizado energia oriunda de fontes convencionais e por falta de conhecimento e opção não pensamos em outras formas de gerar eletricidade para nossos negócios ou casas. Entretanto, com a crescente preocupação ambiental e com a ajuda de novas tecnologias, é possível implementar sistemas de energia limpa que ainda ajudam na economia da conta de luz. Nesse artigo, vamos abordar as cinco maiores fontes de energia limpa utilizadas atualmente.

O termo “Energia elétrica limpa” denomina aquele tipo de energia que não emite poluentes na atmosfera, não apresenta fatores prejudiciais à natureza e gera um mínimo impacto na área onde é instalada, contribuindo assim para a sustentabilidade do planeta. No Mercado Livre de Energia há incentivos para quem produz esse tipo de energia, surgindo daí o nome energia incentivada.

As cinco maiores fontes de energia limpa são:

    • Energia eólica;
    • Energia solar;
    • Energia nuclear;
    • Energia hidráulica;
    • Energia da biomassa.

Energia eólica

A energia eólica diz respeito à transformação da energia do vento em energia útil, é uma forma de obter energia de forma renovável e limpa, uma vez que, não produz poluentes. Na produção da energia eólica, utiliza-se a força do vento que gera energia elétrica por meio dos aerogeradores, equipamentos utilizados para a conversão de modo simples, rápido e não poluente. Ainda assim, é considerada uma boa opção para a instalação em locais que possuem bons ventos e a rede elétrica convencional não atende bem.

O Brasil é um país que tem um bom potencial para desenvolver esse tipo de fonte energética. Porém, apesar de serem bastante utilizadas para bombear água para irrigação, ainda existem poucas usinas eólicas destinadas à produção de eletricidade. No entanto nos últimos anos, a instalação de novas usinas vem crescendo consideravelmente no Nordeste.

Energia do Futuro

Energia solar

A energia originada da luz solar é captada por meio dos painéis solares e convertida pelo inversor solar (de corrente contínua para alternada) do sistema fotovoltaico. A energia solar é abundante e não polui ou agride o meio ambiente. A vantagem é que a instalação dos equipamentos é simples de ser feita e é possível estar presente nas residências, pois não necessita de grandes áreas de placas agrupadas para captar os raios solares. Portanto, a energia solar é considera uma opção viável, visto que o seu recurso natural opera todos os dias, apenas com uma capacidade menor em dias chuvosos. Apesar disso, seu custo de aquisição ainda é bastante elevado e não há incentivos governamentais suficientes para o aumento da implementação de sistemas fotovoltaicos em residências e estabelecimentos.

Energia Solar

Energia nuclear

A energia nuclear possui urânio e tório como recursos para a geração de energia. Mas, ao contrário do que muitos pensam, seu processo não é semelhante ao de combustíveis fósseis, já que não liberam gases de efeito estufa, embora possuam alto risco de acidentes nucleares. Além disso, a energia nuclear atua independentemente de fatores climáticos e apresenta um custo mais alto No Brasil existem apenas duas usinas nucleares no estado do Rio de Janeiro, Angra I e Angra II.

 

Energia Nuclear

Energia Hidráulica ou Hidrelétrica

Energia hidrelétrica é a principal fonte de energia utilizada no Brasil. Ela funciona a partir da geração de energia pela força da queda das águas nas barragens dos rios, movendo as turbinas, por meio do aproveitamento da energia cinética contida no fluxo de massas de água. A energia cinética promove a rotação das pás das turbinas que compõem o sistema da usina hidrelétrica para, posteriormente, ser transformada em energia elétrica pelo gerador do sistema. No entanto, em regiões que possuem períodos de seca pode ocorrer uma diminuição na produção, aumentando também o valor da conta de energia.

Energia Hidrelétrica

Energia da Biomassa

A geração de energia produzida pela energia da biomassa é produzida a partir da queima de matérias orgânicas como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais. Desta forma, o biogás é feito por meio da conversão do lixo orgânico em gás, como fonte de energia, enquanto o biocombustível é gerado a partir da transformação de produtos agrícolas em combustível.

 

Energia Biomassa

De uma forma geral, a sociedade está precisando renovar as suas formas de produzir energia e matéria-prima, prezando por um modelo mais sustentável a partir do uso de fontes renováveis. Um dos caminhos trilhados tem sido a energia incentivada, obtida por meio de fontes energéticas limpas e renováveis, contando com o incentivo do governo para seu crescimento no país. Quer saber mais sobre as fontes de energia renováveis e sobre energia incentivada? Entre em contato se ficou com alguma dúvida. Podemos te mostrar como você pode aplicar isso tudo ao seu negócio!