Quantos relatos já ouvimos de pessoas que têm um consumo e despesa constantes de energia e, num dado momento ou mês, recebem uma cobrança muito mais alta que o de costume?

Isso acontece com muita frequência e pode estar diretamente relacionado a perdas energéticas. No texto a seguir, apresentamos algumas dicas para evitar o problema, mantendo o consumo e reduzindo gastos.

Aproveite a leitura!

O que é a perda energética?

É quando a energia que você dispõe não é totalmente aproveitada no consumo, ocasionada por diversos problemas, podendo ocorrer ao longo de todo o sistema elétrico.

Ela está diretamente relacionada à eficiência energética, que é quando o uso de energia é otimizado, garantindo aproveitamento de 100% do recurso disponível.

Para identificar e solucionar esse tipo de problema, além de estar atendo à conta de energia, é preciso realizar revisões e manutenções periódicas nos sistemas de eletricidade.

O impacto é sentido no bolso

Quando a energia não é bem aproveitada, em função de danos na rede ou perdas que ocorrem em seu processo de obtenção, o usuário inevitavelmente perceberá que o problema existe quando a fatura chegar.

O que não é aproveitado continua gerando custos e, também, pode acontecer de alguns aparelhos elétricos não receberem quantidade suficiente de abastecimento para funcionarem corretamente.

Como controlar melhor a energia e evitar perdas

É possível, por meio de medidas simples, controlar melhor o consumo e evitar perdas energéticas. Confira como a seguir.

  • Realizar revisões preventivas no sistema

Esse processo permitirá entender os problemas que originam as perdas de energia em suas instalações, de forma que sejam percebidos com tempo hábil para resolvê-los antes de causarem grande impacto nas suas despesas.

  • Realize diagnóstico energético

Isso permitirá mais clareza em relação a medidas que aumentam a eficiência energética, por meio de relatórios que demonstram o padrão de consumo da sua empresa ou instalações em geral, indicando como fazer aproveitamento adequado.

  • Mantenha os equipamentos em dia

Quando existem problemas na operação das máquinas que consomem energia, o consumo dispara e elas acabam demandando mais esforços do que seria de fato necessário. Sendo assim, manutenções são suas aliadas no quesito economia.

Quer economizar de verdade?

Apesar de existirem diversas formas de evitar desperdício de energia elétrica e economizá-la, fazer parte do Mercado Cativo ainda torna o serviço mais oneroso.

Para quem deseja economia de verdade para a sua empresa, vale a pena solicitar uma consultoria para migrar ao Mercado Livre de Energia.

Contate-nos e tenha acesso a todas as informações que você procura sobre essa modalidade, que, além de representar grande economia, ainda proporciona sustentabilidade.

Vamos conversar?