O Mercado Livre de Energia Elétrica é um universo bastante complexo. Existem alguns agentes que fiscalizam, propõem soluções para o desenvolvimento do setor, e fazem a interlocução da área, de modo a garantir a produtividade de empresas e indústrias. Um dos órgãos envolvidos é a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

No post de hoje, vamos explicar o que é a CCEE, seu funcionamento e como ela, junto a nós, da Mercatto, pode proporcionar benefícios para a sua empresa. Leia mais!

O que é a CCEE?

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, mais conhecida por CCEE, é uma entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de tornar viável o comércio de energia elétrica no Mercado Livre de Energia. O órgão foi criado mediante lei federal nº 10.848 em 15 de março de 2004 e regulamentado pelo decreto nº 5.177 em 12 de agosto de 2004. 

A CCEE conta com um conselho administrativo, formado por cinco profissionais executivos, os quais são eleitos por assembleia geral e possuem mandato de quatro anos. 

Quais são as principais atribuições da CCEE?

As atividades destaque exercidas pela organização são: 

  • Realização de leilões de compra e venda de energia; 
  • Registro de contratos entre compradores e vendedores de energia; – Contabilização das operações de compra e venda de energia elétrica, analisando as diferenças entre o que foi gerado e o que foi consumido pelos agentes de mercado;
  • Avaliação de débitos e créditos dos agentes com base nas diferenças apuradas, realizando liquidação financeira das operações, a partir do cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).

Todas essas ações são realizadas a partir de regras e procedimentos padronizados. Portanto, a instituição zela pela segurança do ambiente comercial de energia elétrica por meio de um monitoramento constante. Assim, é possível identificar e analisar as operações dos agentes que estão em desacordo com a legislação. 

Como a CCEE foi criada?

A CCEE é o resultado de um processo iniciado nos anos 1990, quando o mercado de energia elétrica no Brasil sofreu alterações, devido a reformas que ocorreram na época. Essas mudanças ajudaram a entrada de empresas privadas no setor e facilitaram o comércio. 

No entanto, foi só na primeira década do século XXI que se estabeleceu a lei e o decreto, tornando o órgão institucionalizado. 

Como a CCEE influencia a comercialização de energia?

O funcionamento do setor elétrico livre brasileiro não seria possível sem a existência dessa entidade, já que ela atua como operadora e interlocutora do mercado, aproximando agentes e órgãos reguladores.
A influência da CCEE se dá por meio da viabilização de um ambiente competitivo e sustentável. Ela zela pela segurança das partes interessadas e relacionadas nas negociações, sejam consumidores ou prestadores de serviço.

Quais são os benefícios que a Mercatto Energia pode oferecer, junto à CCEE?

Nós, da Mercatto Energia, somos uma empresa referência no Mercado Livre de Energia Elétrica e representamos os nossos clientes junto à CCEE

Contratar uma organização especializada trará todo o diferencial que o seu negócio realmente precisa, evitando erros no percurso e garantindo sucesso nos resultados. Dentro desse cenário, oferecemos diversos serviços, como planejamento estratégico, gestão de contratos, avaliação de cenários futuros, participação em leilões, assessoria durante todo o processo de adesão e modelagem na CCEE, e muito mais. A sua marca pode se beneficiar de muitas maneiras ao adentrar neste mercado, mas é preciso contar com uma equipe completa como a nossa para atingir um desfecho positivo. 

Conte com a Mercatto

Se você busca reduzir custos e obter energia sustentável, entre em contato conosco clicando aqui e saiba como podemos ajudar!