fbpx

Mercado Livre de Energia

Você já ouviu falar em mercado livre de energia? Esse sistema de compra livre de energia permite que os seus consumidores, no caso empresas, possam reduzir seus custos com energia elétrica.

O Mercado Livre é um ambiente de negociação onde consumidores “livres” podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local. Nesse ambiente, o consumidor negocia o preço da sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores. Dessa forma, o cliente livre pode escolher qual será o seu fornecedor de energia.

image
image

Pontos principais entre os dois:

A diferença está na nossa energia.

Mercado cativo

  • O consumidor não tem possibilidade de negociar preço, ficando sujeito as tarifas de fornecimento e aumentos de preços estabelecidos pela ANEEL;
  • O consumidor compra energia elétrica de distribuidoras que adquiriram essa energia através de leilões regulados pela ANEEL;
  • Valor da energia é maior no horário de ponta;
  • Possui adicional de bandeira tarifária.

Mercado Livre

  • O consumidor traça estratégias e negocia livremente as condições comerciais de contratação da sua energia;
  • Possui liberdade de negociação para escolher prazo, preço, indexador, fornecedor e ter flexibilidade quanto ao montante de consumo;
  • Não há cobrança adicional pela energia no horário de ponta;
  • Não há adicional de bandeira tarifária.

Em relação a qualidade da energia e a segurança de sua oferta, não há diferenças entre consumidores livres e cativos. Os consumidores livres pagam as distribuidoras pelo acesso e uso de suas redes.

Quem pode participar – consumidor / gerador

No mercado livre existem dois tipos de consumidores: Consumidor Livre e Consumidor Especial.

Consumidor Especial pode ser a unidade ou conjunto de unidades consumidoras localizadas em área contígua ou de mesmo CNPJ, cuja carga seja maior ou igual a 500 kW (soma das demandas contratadas) e pertencente ao Grupo A. O Consumidor Especial pode contratar apenas Energia Incentivada.

Para ser consumidor livre, cada unidade consumidora deve apresentar demanda contratada mínima de 2.500 kW. O Consumidor Livre pode contratar Energia Convencional ou Incentivada

image
image

Benefícios do Mercado Livre de Energia

A adesão ao Mercado Livre de Energia traz diversos benefícios. O principal deles é a redução de custos, já que a energia é adquirida diretamente do fornecedor, fazendo com que o preço seja mais competitivo que o Mercado Cativo e, na maioria das vezes, mais atrativo. De modo geral uma compra de energia no Mercado Livre proporciona uma média de 20% de economia. No Mercado Livre você também fica isento da cobrança de Bandeiras Tarifárias.

Além disso você passa a ter toda liberdade de escolha, pois as negociações de preços, montantes de energia, prazos e fornecedores são possíveis e realizadas das formas mais variadas, de acordo com a sua necessidade.

Onde Estamos

Agende uma visita e venha conversar conosco sobre o mercado livre de energia

Caxias do Sul / RS
Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 52 – Sala 06
B. Sanvitto


Telefone
(54) 3041.2699

Bento Gonçalves / RS
Rua Visconde de São Gabriel
395 – Sala 57
B. Cidade Alta

 

Telefone
(54) 3041.2699

São Paulo / SP
Rua Gomes de Carvalho
1581, Conj 1210
B. Vila Olimpia

 

Telefone
(11) 2367-5891

E-mail
comercial@mercattoenergia.com.br

Vamos falar sobre seu projeto?

Em breve nós entraremos em contato!

1
Olá, tudo bem? Vamos conversar?!
Powered by