Mercado Livre de Energia

Você já ouviu falar em mercado livre de energia? Esse sistema de compra livre de energia permite que os seus consumidores, no caso empresas, possam reduzir seus custos com energia elétrica.

Se você deseja entender melhor o que é esse mercado livre de energia e como usá-lo a seu favor, economizando dinheiro com a sua conta mensal, continue lendo!

Iremos esclarecer o que é o mercado livre de energia e se você se enquadra no grupo de empresas consumidoras que podem usufruir desse mercado para diminuir sua conta de luz.

image
image

Como Funciona o Mercado Livre de Energia e Quando Surgiu?

O mercado livre de energia foi implementado no ano de 1995 no Brasil, tendo como seu principal objetivo promover competição no setor.

Este mercado é uma alternativa estratégica e financeiramente benéfica para os consumidores.

Os consumidores que compram a energia de uma distribuidora são denominados consumidores cativos, nesse caso, o consumidor paga mensalmente as tarifas que são reguladas pelo governo e não possuem a opção de escolha. Como acontece em nossas casas, consumimos e pagamos um valor correspondente, que é regulado pelo governo. 

Mercado Cativo de Energia

Para os consumidores cativos, o Distribuidor é o fornecedor compulsório, com tarifas regulada ANEEL.

O consumidor cativo absorve incertezas, erros e sucessos do planejamento centralizado do governo e do distribuidor. Ficando assim exposto à riscos sem poder gerenciá-lo, já o consumidor livre tem o poder de livre negociação.

image
image

Pontos principais entre os dois:

A diferença está na nossa energia.

Mercado cativo

  • O consumidor não tem possibilidade de negociar preço, ficando sujeito as tarifas de fornecimento e aumentos de preços estabelecidos pela ANEEL;
  • O consumidor compra energia elétrica de distribuidoras que adquiriram essa energia através de leilões regulados pela ANEEL;
  • Valor da energia é maior no horário de ponta;
  • Possui adicional de bandeira tarifária.

Mercado Livre

  • O consumidor traça estratégias e negocia livremente as condições comerciais de contratação da sua energia;
  • Possui liberdade de negociação para escolher prazo, preço, indexador, fornecedor e ter flexibilidade quanto ao montante de consumo;
  • Não há cobrança adicional pela energia no horário de ponta;
  • Não há adicional de bandeira tarifária.

Em relação a qualidade da energia e a segurança de sua oferta, não há diferenças entre consumidores livres e cativos. Os consumidores livres pagam as distribuidoras pelo acesso e uso de suas redes.

image

Energia Incentivada Versus Energia Convencional

Visando incentivar o desenvolvimento do setor de produção de energia, o Governo estabeleceu regras de incentivos para determinados perfis de geração.

A energia incentivada é vendida com descontos de 50%, 80% ou 100% na tarifa de uso do sistema de distribuição de energia.

Já a energia convencional proveniente de outras fontes de geração, como usinas térmicas, a gás ou as próprias grandes hidrelétricas que fornecem energia para grandes regiões do Brasil.

Nesse caso, a energia não apresenta incentivo do governo no custo de distribuição, ficando a cargo do consumidor livre a escolha de qual contrato de fornecimento de energia oferece melhores condições para o funcionamento da empresa.

Como Migrar do Mercado Cativo Para o Mercado Livre?

O primeiro passo no processo de migração é realizar um estudo de viabilidade técnica. O objetivo do estudo é verificar quais vantagens sua empresa terá com a migração para o mercado livre de energia.

Entre em contato com nossos consultores e agende uma visita.

image
image

Benefícios do Mercado Livre de Energia

O principal benefício é sem dúvidas, poder utilizar a energia elétrica a favor de seu negócio, com preços muito mais atrativos.

Por ser um ambiente seguro e confiável, o mercado livre de energia possibilita que o empresário realmente negocie o preço da energia que será usada na sua empresa, visando tornar a empresa mais competitiva, possibilitando que a empresa tenha um planejamento financeiro muito mais interessante.

Onde Estamos

Agende uma visita e venha conversar conosco sobre o mercado livre de energia

Caxias do Sul / RS
Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 52 – Sala 06
B. Sanvitto


Telefone
(54) 3041.2699

Bento Gonçalves / RS
Rua Visconde de São Gabriel
395 – Sala 57
B. Cidade Alta

 

Telefone
(54) 3041.2699

São Paulo / SP
Rua Gomes de Carvalho
1581, Conj 1210
B. Vila Olimpia

 

Telefone
(11) 2367-5891

E-mail
comercial@mercattoenergia.com.br

Vamos falar sobre seu projeto?

Em breve nós entraremos em contato!

1
Olá, tudo bem? Vamos conversar?!
Powered by