Certificado de Uso de Energia Limpa e Renovável: Compromisso com o Futuro Sustentável

Certificado de Uso de Energia Limpa e Renovável

Compromisso com o Futuro Sustentável

 


Desde que o Brasil aderiu ao Acordo de Paris em 2016, a Mercatto Energia tem trabalhado em prol de alinhar suas estratégias corporativas com as metas definidas pelo tratado. Ao longo dos anos, nossas táticas tem gerado resultados positivos com a criação de Certificados de Energia Limpa e Renovável e um compromisso transparente em relação a redução de emissões de GEE.
É neste contexto, marcado pelas discussões internacionais acerca das questões ambientais que a Mercatto Energia vem se destacando como uma empresa dedicada a fornecer opções sustentáveis para seus clientes. Por meio de serviços como migração para o mercado livre de energia, gestão energética e consultoria, ajudamos a aprimorar a eficiência energética de nossos clientes e a reduzir as emissões de gases do efeito estufa através do uso de energias renováveis.
Com essa ideia em mente, elaboramos as certificações de Uso de Energia Limpa e Renovável. Entregues anualmente aos nossos clientes, esses certificados além de constatar as reduções de GEE, alinhando-se aos compromissos internacionais assumidos pelo nosso país, também oferecem diversos benefícios para as empresas que os recebem.

O Que São os Certificado de Uso de Energia Limpa e Renovável

Os Certificados de Energia Limpa e Renovável são uma documentação que valida a origem da energia como proveniente de fontes sustentáveis. Através do recebimento das certificações as empresas contempladas atestam o seu compromisso com a sustentabilidade corporativa e tem acesso à uma série de vantagens.
Os certificados emitidos pela Mercatto Energia e enviados a nossos clientes, garantem que a energia consumida pela empresa é proveniente de fontes como solar, eólica, hidrelétrica e biomassa. Esses certificados são como um “selo de aprovação” que valida o esforço da empresa em reduzir sua emissão de carbono.

Como é Composta a Certificação


Os RECs emitidos pela Mercatto Energia, são elaborados com base na metodologia estabelecida pelo GHG Protocol Corporate Standard. O GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). Esse método foi desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) e é hoje a forma mais usada mundialmente pelas empresas e governos para a realização de inventários de GEE. É também compatível com a norma ISO 14.064 e com os métodos de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
A aplicação do método GHG Protocol no Brasil acontece de forma adaptada ao contexto nacional. O Programa Brasileiro organiza grupos de trabalho, junto às empresas participantes, para o aperfeiçoamento do método e desenvolvimento de novas ferramentas para a contabilização de emissões de GEE de acordo com a realidade brasileira.
Com base nas especificações estabelecidas pelo GHG Protocol, formamos o Certificado de Energia Limpa e Renovável. O documento inclui informações sobre a

quantidade de emissões de GEE reduzidas pela empresa no período de referência, expressas em toneladas de CO2 equivalente (tCO2e). Essas reduções são calculadas com base na diferença entre as emissões associadas à energia convencional e as emissões evitadas ao utilizar energia limpa e renovável. Além disso, nossos clientes recebem um Relatório Anual de Uso de Energia Renovável, que oferece uma representação prática e intuitiva do impacto ambiental de suas escolhas. Neste relatório, eles podem visualizar o plantio de quantas árvores equivale sua redução de CO2, bem como a quantidade de queima de litros de gasolina pura que essa redução representa.

Benefícios Oferecidos pelas Certificações

Os benefícios dos certificados de energia limpa e renovável são diversos e além de causar impacto no meio ambiente, também valorizam a reputação e o desempenho financeiro das empresas. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Redução das Emissões de GEE: Ao utilizar energia limpa e renovável, as empresas reduzem suas emissões de GEE, contribuindo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
  • Compromisso com a Sustentabilidade: Os certificados demonstram o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental, fortalecendo sua imagem junto aos consumidores e investidores.
  • Redução de Custos e Possibilidade de Crescimento: A utilização de energia limpa e renovável constantemente acaba por resultar em economia de custos a longo prazo, especialmente com a crescente competitividade e disponibilidade dessas fontes de energia. Já a visibilidade da empresa como um “Agente Verde” no mercado pode atrair a atenção de investidores interessados nesta abordagem. A combinação desses dois aspectos tem o potencial de impulsionar significativamente a receita e o crescimento das empresas.

 

Princípios ESG

Segundo Li, T.-T.; Wang, K.; Sueyoshi, T.; Wang, D.D (2021), o princípio ESG (Environmental, Social and Governance) é um sistema estrutural que aborda questões ambientais (E), sociais (S) e de governança (G). Ele surge do conceito de investimento responsável, que é definido como "Um conjunto de estratégias e práticas para incorporar fatores ambientais, sociais e de governança nas decisões de investimento e na gestão ativa da propriedade". Portanto, o ESG é comumente adotado como um padrão e uma estratégia pelos investidores para avaliar tanto o comportamento corporativo quanto o potencial de desempenho financeiro futuro das empresas. Como um conceito de investimento destinado a avaliar o desenvolvimento sustentável das empresas, os três fatores base do ESG são cruciais a serem considerados no processo de análise de investimentos e tomada de decisão.
Os certificados de energia limpa e renovável estão intimamente ligados aos princípios do ESG. Ao promover práticas sustentáveis e reduzir suas emissões de GEE, as empresas demonstram seu compromisso com o meio ambiente (E), contribuem para o bem-estar social (S) e fortalecem sua governança corporativa (G). Isso pode resultar em uma melhor reputação da empresa, maior atração de investimentos sustentáveis e melhor desempenho financeiro a longo prazo. Sendo assim, os certificados de energia limpa e renovável se tornam uma ferramenta poderosa para empresas que buscam promover a sustentabilidade em suas operações, reduzir suas emissões de GEE e fortalecer sua posição no mercado impulsionando seu crescimento e sucesso a longo prazo.

Novo Projeto de Lei

Em 21 de dezembro de 2023, a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta legislativa Nº 2.148/2015 que estabelece as bases normativas para a regulação do mercado de carbono no Brasil.
O texto institui o SBCE (Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa), um sistema de comércio de emissões que envolve empresas pagando pelo carbono emitido, que atuará como mediador regulatório nesse mercado. O projeto propõe a instauração de um limite para as emissões de gases de efeito estufa, aplicável aos operadores.
Esses limites serão fragmentados em Cotas Brasileiras de Emissões (CBEs), determinando uma quantidade anual para cada operador. A comercialização dessas CBEs será permitida, possibilitando a aquisição de créditos de carbono para manter as emissões abaixo do estabelecido.
Os certificados de energia limpa e renovável demonstram o compromisso das empresas em reduzir suas emissões de GEE ao adquirirem energia proveniente de fontes limpas e renováveis. Isso se alinha com o objetivo do SBCE de limitar as emissões de gases de efeito estufa e contribui para alcançar as metas estabelecidas pelo projeto de lei.

Impacto Positivo na Redução de Emissões e Contribuição para Metas Nacionais

Graças aos esforços conjuntos da Mercatto Energia e de suas empresas clientes, foi possível alcançar resultados significativos na redução das emissões de GEE. No último ano, os clientes da Mercatto deixaram de emitir ao todo 16.539,619 toneladas de CO2, o que equivale ao plantio de mais de 118 mil árvores e a queima de mais de 5 milhões de litros de gasolina pura, assim contribuindo de forma substancial para os compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris. Essa redução das emissões comprova o compromisso do Brasil com a mitigação das mudanças climáticas e promove a sustentabilidade ambiental e econômica de nosso país.

Conclusão

Em resumo, os Certificados de Uso de Energia Limpa e Renovável emitidos pela Mercatto Energia representam o nosso compromisso e de nossos clientes com a sustentabilidade. Além disso, tornam-se uma estratégia eficaz para reduzir as emissões de GEE e contribuir para a transição da matriz energética nacional. Adotando práticas inovadoras e investindo em fontes renováveis de energia, as empresas clientes da Mercatto estão atendendo às metas nacionais e internacionais de redução de emissões e posicionando-se como líderes na construção de um futuro mais sustentável.

 

Referências

LI, T.-T.; WANG, K.; SUEYOSHI, T.; WANG, D.D. ESG: Research Progress and Future Prospects. Sustainability 2021, 13, 11663. https://doi.org/10.3390/ su132111663.

 

 

Escrito por Andréia Reis, Analista de Marketing na Mercatto Energia.




Todos os direitos reservados.

Este artigo é protegido por direitos autorais. Qualquer reprodução total ou parcial deste conteúdo sem autorização prévia da Mercatto Energia é estritamente proibida e constitui violação dos direitos autorais.

Por favor, respeite o trabalho intelectual envolvido na criação deste artigo. O plágio é uma violação grave dos direitos autorais e pode resultar em consequências legais.