Conscientização e sustentabilidade são as palavras de ordem para garantir o uso de energia elétrica no futuro. Nesse sentido, otimizar a economia de energia na indústria passa a ser um dos maiores desafios da gestão de energia.

Do ponto de vista industrial, a economia de recursos é de grande importância porque tem relação direta com os cofres da empresa, evitando desperdícios e saldo no vermelho. 

Os custos de energia elétrica costumam ser os segundos maiores de uma empresa, normalmente ficando atrás apenas dos salários da equipe. Saber como gastar menos eletricidade e realizar processos mais eficientes do ponto de vista energético pode ser uma forma de economizar.

Com pequenos gestos e com a ajuda da tecnologia é possível reduzir bastante os gastos com eletricidade em uma empresa. Essa redução no consumo pode ser revertida em mais investimentos ou na redução de preços dos produtos e serviços oferecidos, resultando em uma vantagem competitiva significativa.

Abaixo vão algumas dicas para a economia de energia e para melhorar a eficiência energética na sua empresa:

1. Comece a economia pela infraestrutura

Uma infraestrutura elétrica mal-dimensionada ou sem a devida manutenção pode causar prejuízos. Um cabo inadequado para os aparelhos conectados nele poderá superaquecer e gerar perda de energia.

2. Tenha equipamentos eficientes do ponto de vista energético

Portanto, para economizar energia certifique-se de que os equipamentos utilizados na sua empresa são eficientes em relação às versões mais atuais deles disponíveis no mercado.

3. Utilize iluminação inteligente para reduzir custos

Para amenizar gastos de energia com iluminação no trabalho é possível ir para três frentes de atuação. Invista em sensores de presença e temporizadores para que algumas luzes somente sejam acesas quando alguém estiver no ambiente. Invista em luzes de LED, pois são bem mais eficientes e se pagam em pouco tempo de utilização. Além disso, duram bem mais tempo que outras alternativas.

Por fim, conte com o treinamento dos colaboradores para uma utilização mais consciente da iluminação evitando desperdícios.

4. Aproveite a luz do dia

Outra forma de minimizar gastos com a iluminação é aproveitando a luz do dia no ambiente. Se possível, faça com que a maior parte do horário de trabalho seja enquanto ainda há sol e evite que todas as luzes sejam ligadas.

Tenha janelas grandes que aproveitem a entrada de luz solar, mas lembre-se de colocar proteções nelas para que apenas a iluminação indireta entre — e não o calor, que poderia resultar em gastos elevados de energia com ar-condicionados.

 

5. Como o Mercado Livre de Energia pode ajudar a sua empresa a reduzir os custos de energia?

O Mercado Livre de Energia se apresenta para as empresas, dos mais variáveis segmentos, como uma excelente opção em termos de redução de custos com energia. Historicamente, os consumidores de energia que estão no mercado livre tiveram condições mais favoráveis do que os consumidores que estão no mercado cativo.

Portanto, além do benefício de redução de custos, as empresas que migrarem para o mercado livre poderão negociar seus contratos de energia, terão previsibilidade orçamentária e também desfrutarão da possibilidade de alocar a energia contratada entre as suas unidades de consumo, caso tenha outras unidades. 

As empresas que estiverem migrando ou se preparando para a migração ao Mercado Livre de Energia nesse momento de pandemia, com certeza,  irão aproveitar muito bem as oportunidades, e estarão numa condição muito melhor, em um futuro breve. 

Nosso time de especialistas da Mercatto Energia é uma referência no setor. Aproveite as  oportunidades de economia de energia na sua empresa e os benefícios que o mercado livre tem a oferecer. Fale conosco da Mercatto Energia para elaborarmos o melhor plano para sua empresa.