O Mercado Livre de Energia foi primeiramente instituído em 1995, no mandato do presidente da época Fernando Henrique Cardoso. A intenção foi de promover a abertura do setor energético, com estímulos a uma maior concorrência no mercado de fornecimento de energia, seguindo uma tendência que já era de ordem mundial.

O governo brasileiro estabeleceu em 2004 um marco regulatório para o setor elétrico, foi então criada a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A CCEE se instituiu por um projeto de lei e regulamentada por decreto ainda em 2004. Resumidamente, a instituição tem a finalidade de viabilizar a comercialização de energia elétrica no mercado de energia brasileiro.

A CCEE faz a gestão dos ambientes de comercialização de energia elétrica, registrando contratos firmados entre geradores, comercializadores, distribuidores e consumidores livres. Para isso, busca antecipar-se às necessidades deste mercado e propor as melhores soluções para seus associados.

Além disso, a CCEE também oferece programas de capacitação e suporte para que os associados realizem seus negócios de forma ágil e segura, seguindo as regras e procedimentos de comercialização. A empresa também disponibiliza informativos específicos para a tomada de decisão de seus agentes. Ainda no âmbito informativo, a CCEE presta suporte às operações dos associados por meio dos Comunicados, com informações direcionadas a cada perfil de agente. A CCEE também dispõe de uma Central de Atendimento, onde especialistas no mercado de energia elétrica estão à disposição para esclarecer dúvidas e prestar suporte aos associados sobre os mais diversos assuntos relacionados às suas operações.

Como funciona a CCEE no Mercado Livre de Energia? 

Primeiramente as empresas responsáveis pela produção e transmissão de energia compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN), que atualmente abrange as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte do Brasil. De grande porte, o SIN é interligado por linhas de alta tensão.

Neste sistema ocorrem as negociações de compra e venda de energia. Isso significa que, uma vez que um agente de mercado (distribuidor, gerador, comercializador, consumidor livre ou especial) se torne membro do SIN, pode negociar energia com qualquer outro agente, independentemente das restrições físicas de geração e transmissão.

No Brasil, a energia é proveniente principalmente de hidrelétricas de grande porte. As usinas térmicas também desempenham papel fundamental, pois complementam a geração hidrelétrica em períodos de estiagem e em horários de pico.

Como prevê a governança do setor elétrico, as atividades para a viabilização da comercialização de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional – SIN são gerenciadas pela CCEE. 

Após aproximadamente duas décadas depois da criação da CCEE, o Mercado Livre de Energia já representa mais de 30% de toda a carga do setor elétrico nacional.

Na comparação com anos anteriores a base de usuários tem crescido. Porém a maior parte dos clientes está localizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além disso, esse crescimento dos usuários tem sido registrado em todas as regiões do país.

O setor elétrico brasileiro possui um modelo de operação diferenciado em relação ao restante do mundo. No país, há um enorme potencial energético a ser explorado, principalmente no que diz respeito às fontes renováveis, o que implica constantes inovações tecnológicas e regulatórias.  Nesse contexto, o papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização, por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos (geração, distribuição, comercialização e consumo).

Os benefícios que podem ser alcançados ao entrar para o Mercado Livre de Energia Elétrica são muitos. Se sua empresa se enquadra como agente da CCEE, então a próxima etapa é realizar a adesão. Mas se você tem dúvidas de como realizar esse processo, experimente confiar essa parte difícil do processo a uma empresa especializada e a um time completo e experiente como o nosso da Mercatto Energia. Entre em contato conosco, pois temos a melhor solução energética para oferecer a sua empresa, fazendo com que atinja os resultados desejados.