O mercado livre de energia elétrica, ou Ambiente de Contratação Livre (ACL), é um local em que os consumidores podem escolher livremente seus fornecedores de energia, exercendo seu direito à portabilidade da conta de luz. Nesse ambiente, consumidores e fornecedores negociam as condições de contratação de energia.

Falar em energia incentivada é referir-se aos descontos de 50% ou 100% na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), conforme estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). De acordo com a regulamentação vigente, as fontes incentivadas são usinas eólicas, solares, a biomassa, hidráulicas ou cogeração qualificada com potência inferior ou igual a 30.000 kW. O porcentual do desconto depende da data de homologação da outorga ou do registro do empreendimento na Aneel e do tipo de fonte de geração. Essa medida é um incentivo econômico para o desenvolvimento. A energia incentivada foi criada com o intuito de promover o desenvolvimento de fontes alternativas no processo de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Vantagens do uso da energia incentivada

1 – Sustentabilidade

Utilizar energia incentivada causa impactos positivos e relevantes para a sociedade. A energia incentivada é oriunda de energias sustentáveis que são consideradas limpas quando não emitem substâncias que contaminam o solo ou a atmosfera.  Além disso, há outras vantagens em usar fontes sustentáveis de energia, tais como: elas se renovam sozinhas; os sistemas e equipamentos duram vários anos e sua manutenção não é cara; há diminuição no uso e emissão de substâncias poluentes; as fontes renováveis geram empregos para sua implantação e manutenção.

2 – Diminuição do impacto ambiental

O consumidor livre de energia pode adquirir energia de geradores de fontes renováveis, diminuindo o impacto que sua produção reflete no meio ambiente. Assim, a preservação ambiental é o grande benefício desse tipo de energia e, consequentemente, a sustentabilidade de uma atividade assim pode ser prolongada por muitos e muitos anos sem prejuízos ambientais. A Energia Incentivada, por exemplo, promovida pelo governo brasileiro com a intenção de estimular o crescimento de geradores de fontes renováveis, é proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), energia eólica e energia solar.

3 – Obtenção de Certificado de Energia Renovável

Já sabemos que o consumidor pode escolher a forma como contratar sua energia dentro do Mercado Livre e, assim, usufruir dos benefícios, entre eles os Certificados de Energia Renovável. Desta forma, quando sua empresa obtém certificados de energia renovável (RECs), significa que está adquirindo direitos quanto ao aspecto ambiental da energia gerada, incentivando a construção e manutenção de usinas não poluentes – ou seja, a geração a partir de fontes renováveis para um futuro cada vez mais sustentável. Por isso, chama-se de energia incentivada.

4 – Contribuição ao desenvolvimento de outras fontes de energias ao país

Ao se tornar um consumidor livre de energia, fica claro que a empresa está em busca de um melhor cenário para a sua área energética, pensando na redução de custos e na melhoria do planejamento e gestão. É importante que uma empresa busque um sistema de gestão de energia e utilidades que possua funcionalidades para apoiar funções de monitoramento, planejamento, contratação, custeio, simulação e otimização do consumo energético, além da gestão de contratos e faturas de energia e utilidades. Desse modo, integrar essa mudança significa também que essa empresa está contribuindo para o desenvolvimento de outras fontes de energia renovável.

Energia Incentivada no País

5 – Desconto nos valores de Energia

A última e financeiramente mais interessante vantagem de utilizar energia incentivada e, também, um dos principais benefícios para as empresas que migram para o Mercado Livre de Energia é a redução dos gastos energéticos. Empresas que possuem alta demanda energética, entre 500 e 3.000 kW mensais, podem negociar os melhores preços, escolher qual é o melhor fornecedor para sua demanda, estabelecer o tempo de contrato necessário e adequar melhor o seu consumo. Além disso, no Mercado Livre de Energia o contratante pode economizar até 35% em comparação ao consumo tradicional, em virtude da livre negociação. 

Gostou de saber mais sobre as vantagens de utilizar Energia Incentivada? Entre em contato conosco da Mercatto Energia! Caso haja alguma dúvida, podemos mostrar como você pode aplicar isso tudo na sua empresa para torná-la cada vez mais sustentável e ainda obter benefícios financeiros com isso.