Cada vez mais empresas buscam migrar para o Mercado Livre de Energia. O Mercado Livre é uma alternativa para sua empresa reduzir custos na conta de energia e se tornar ainda mais competitiva no seu setor. Por meio dele, é possível escolher de quem e quando comprar energia e negociar preços e prazos de pagamento. Além de ser uma alternativa eficiente na redução de custos, traz vantagens que contribuem tanto para o planejamento como para a produtividade do negócio.

Quais as vantagens da empresa ao migrar para esse mercado?

    • Economia na aquisição em virtude da livre negociação;
    • Flexibilização das cláusulas contratuais;
    • Ausência de bandeiras tarifárias;
    • Desconto de 50% até 100% na Tarifa de Distribuição;
    • Previsibilidade do custo nos contratos de longo prazo;
    • Ausência de diferenciação do custo da energia no Horário de Ponta;
    • Possibilidade de alocação da energia de um mesmo contrato em unidades distintas da mesma empresa;
    • Possibilidade de venda da energia contratada e não consumida.

4 motivos para migrar para o Mercado Livre de Energia

Se a sua empresa tem uma demanda contratada igual ou maior a 500 kW por unidade (ou em conjunto sob um mesmo CNPJ), ela já é elegível para migrar para o Mercado Livre de Energia.

 Veja aqui 4 benefícios da migração para o Mercado Livre de Energia:

1 – Liberdade para negociar contrato

A empresa negocia livremente o tipo de energia, a quantidade, o preço, a duração do contrato, dentre outras condições. No modelo convencional, a compra de energia pelo fornecedor local é feita por meio de um contrato sem flexibilidade, uma vez que opera por demanda e não faz distinção de preço, rezando a cartilha da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Em caminho exatamente oposto, o mercado livre permite a escolha do fornecedor, dando autonomia para negociar condições especiais.

Negociação

2 – Economia no preço da energia elétrica

O Mercado Livre de Energia representa a maior parte do consumo industrial brasileiro, e boa parte dessa energia vem de fontes limpas e renováveis, como a hidrelétrica (inclusive as Pequenas Centrais Hidrelétricas, ou PCHs), a eólica e a biomassa, que são fontes de energia que recebem incentivos na forma de descontos.

Dessa forma, esse mercado se apresenta como um importante propulsor para o desenvolvimento dessas fontes, ao conciliar a oferta e o interesse crescente dos consumidores por matrizes com apelo sustentável.

3 – Competitividade entre fornecedores de energia

Como o fornecimento é feito por contrato, a negociação de valores e o cálculo estimado de demanda/gastos são realizados com antecedência e podem ser projetados até o fim do período, sem sofrer com a volatilidade de preços do mercado. O maior controle e a redução de custos de energia, já no curto prazo, aumentam a competitividade da empresa em sua área de atuação.

4 – Sustentabilidade para o seu negócio

O Mercado Livre de Energia propicia a liberdade de escolha dos consumidores e também de estímulo ao desenvolvimento de energia limpa por meio de fontes renováveis, como as energias solar e eólica, por exemplo, diminuindo o impacto ao meio ambiente.

A diminuição da emissão de gases de efeito estufa e colaboração com metas e protocolos de sustentabilidade ao contratar energia de fontes renováveis é um fator interessante para as empresas que consomem energia livre. O crescimento da quantidade de consumidores de diferentes setores contribui com o amadurecimento do mercado. Por sua vez, a expansão do mercado livre, que incentiva a adesão a fontes flexíveis em contratos de longo prazo, colabora com a construção de novos parques geradores renováveis, movimentando a cadeia produtiva e beneficiando tanto a economia como a sociedade brasileira.

Gostou de saber mais desses benefícios do Mercado Livre de Energia? Entre em contato conosco da Mercatto Energia. Nosso time de consultores pode simular a economia e te mostrar outros benefícios da migração, além de encontrar a melhor solução para sua empresa no Mercado Livre de Energia.